Terror no Rio a tropa de elite da vida real

Brasil

Brasil: Fuzileiros entram na guerra do Rio (vídeo)

26-11-2010

A Marinha entrou ontem na guerra contra a onda de ataques criminosos que desde domingo apavoram o Rio de Janeiro, causaram a morte a pelo menos trinta pessoas e estão a obrigar a população carioca a trancar-se em casa. Blindados M-113, iguais aos usados pelos EUA no Iraque, e fuzileiros com os rostos pintados para a guerra ajudaram a polícia a invadir uma das mais violentas favelas, a da Vila Cruzeiro, na Penha.


A presença dos blindados e dos militares ao lado da polícia foi o primeiro passo concreto da entrada das Forças Armadas na contra-ofensiva das autoridades depois do pedido de ajuda do governador Sérgio Cabral Filho. A Marinha também já começou a fornecer armas de guerra aos agentes e óculos de visão nocturna, para permitir incursões em favelas durante a noite. O Exército, que entrou em alerta total e reforçou a segurança em redor dos quartéis, também vai fornecer blindados e armamento pesado à polícia e, se se mostrar necessário, poderá participar em acções nas ruas.


Além da operação na Vila Cruzeiro, considerada um bunker onde se refugiaram chefes criminosos expulsos pela polícia de outras regiões, centenas de homens de forças de elite voltaram a invadir favelas em outros pontos do Rio. Houve violentos confrontos em várias delas, com os narcotraficantes a escudarem-se atrás de barricadas. Os hospitais das regiões críticas, como a Penha, reforçaram o efectivo de médicos e enfermeiros e milhares de alunos ficaram sem aulas.


Mesmo com todo o esforço das forças de segurança, os ataques continuam. Veículos foram incendiados em Santa Cruz, Vila Isabel, Penha, Barros Filho, Rocha Miranda, Rio Comprido, entre outros. Bananas de dinamite ligadas a um relógio foram encontradas em Madureira e uma granada foi lançada contra um quartel em Mesquita. Dezenas de suspeitos foram detidos em vários bairros com cocktails molotov.


Acesso em:  http://www.sabado.pt/Multimedia/Videos/Mundo/Brasil--Fuzileiros-entram-na-guerra-do-Rio.aspx

Postar um comentário

0 Comentários