Como se proteger na internet

 
 
 
Golpistas usam mensagens confusas e com erros de português.
Essas mensagens, que chegam por e-mail, tentam convencer o internauta a acessar um link que irá distribuir um código malicioso - e não o conteúdo prometido, seja ele um vídeo ou uma foto. Normalmente, o vírus instalado terá o objetivo de roubar senhas bancárias.

As imagens abaixo foram cedidas pelo grupo de Análise e Resposta a Incidentes de Segurança da Linha Defensiva (ARIS-LD),. Elas mostram algumas fraudes “bizarras”, diferentes das mais comuns que envolvem Receita Federal, bancos e notícias trágicas. Algumas dessas mensagens mal podem ser entendidas devido ao português confuso e repleto de erros.

Se você desconfia que algum e-mail que você recebeu tem como finalidade disseminar uma praga virtual, encaminhe-o para o ARIS-LD. Eles irão analisar o e-mail e repassar o código malicioso para companhias antivírus.

o assunto de fraudes mais engraçado, esses golpes são um problema sério e muitos internautas acabam infectados ao clicar nos links oferecidos. Muitos dos e-mails são bem feitos e instalam cavalos de troia capazes de roubar senhas de dezenas de serviços web e instituições financeiras. Portanto, tome cuidado ao clicar em links em e-mails!

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.


Foto: Reprodução/ARIS-LD

Amor ou amizade? Na verdade, um cavalo de troia. (Foto: Reprodução/ARIS-LD)


Foto: Reprodução/ARIS-LD

Uma mensagem completamente desconexa. Se alguém clicar, é justamente para ver se descobre a intenção da mensagem. (Foto: Reprodução/ARIS-LD)



Foto: Reprodução/ARIS-LD

Ninguém vai precisar mais que 20KB para fazer as declarações mais comprometedoras de sua vida. (Foto: Reprodução/ARIS-LD)




Foto: Reprodução/ARIS-LD

O Departamento Jurídico é responsável pelo conferimento de um depósito. Normalmente é do financeiro, mas em fraudes vale tudo. (Foto: Reprodução/ARIS-LD)



Foto: Reprodução/ARIS-LD

Até o ditado popular chega um pouco distorcido. (Foto: Reprodução/ARIS-LD)




Foto: Reprodução/ARIS-LD

Mas a pergunta que não quer calar é: quem tirou as fotos? (Foto: Reprodução/ARIS-LD)




Foto: Reprodução/ARIS-LD

'Adobe Flash Player' ou 'Adob Flash Reader'? Os criminosos estão tão confusos quanto os usuários que pretendem atingir. (Foto: Reprodução/ARIS-LD)




Foto: Reprodução/ARIS-LD

Com apenas seis palavras, é bom que todas estejam certas. (Foto: Reprodução/ARIS-LD)



Foto: Reprodução/ARIS-LD

Eles quase acertaram, mas a dupla pontuação ('!.') não deixa dúvidas. (Foto: Reprodução/ARIS-LD )


Foto: Reprodução/ARIS-LD

O serviço de e-mail até funciona, ou a mensagem não teria sido recebida. O que não está funcionando é o corretor ortográfico do criminoso. (Foto: Reprodução/ARIS-LD)


* Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança para o PC”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na página http://twitter.com/g1seguranca.

Postar um comentário

0 Comentários