Modelo de "Mona Lisa" era homem, dizem pesquisadores

Durante varios anos, muitos misterios rondaram essa famosa obra de Leonardo da Vinci, ja se especularam de tudo que possa ser imaginado, porem hoje um grupo de desocupados resolveram mexer mais um pouco nesse assunto.

Modelo de "Mona Lisa" era homem, dizem pesquisadores.

 

 

ROMA, 2 Fev 2011 (AFP) - Leonardo da Vinci usou um jovem como modelo para sua "Mona Lisa", asseguraram nesta quarta-feira pesquisadores italianos especializados no esclarecimento de mistérios artísticos, uma tese na qual especialistas do Louvre não acreditam.

Silvano Vincenti, presidente do Comitê Nacional para a Valorização dos Bens Históricos, afirmou aos jornalistas que um jovem assistente do mestre renascentista chamado Salai foi o modelo do célebre retrado da "Mona Lisa", também conhecida como "Gioconda".
Salai, cujo verdadeiro nome era Gian Giacomo Caprotti, começou a trabalhar com o artista aos 16 anos e permaneceu a seu lado durante 25 anos. Foi, dizem, sua musa e seu modelo para vários quadros. Segundo Vincenti, os dois homens mantinham uma relação "ambígua" e é possível que fossem amantes.
Vincenti destaca a grande semelhança entre os traços dos rostos dos protagonistas de "São João Batista" e "Angelo Incarnato" com o nariz e a boca da "Mona Lisa". Segundo este pesquisador, o mestre deixou indícios, pintando nos olhos da Gioconda uma minúscula letra L de Leonardo e uma S de Salai.

Assegura que, para chegar a estas conclusões, sua equipe baseou-se em uma análise de reproduções digitais de grande qualidade.

Mas o Louvre, proprietário da "Mona Lisa", tem suas dúvidas.

Consultado pela AFP, o museu lembra que "o quadro foi submetido a todas as análises de laboratório possíveis em 2001 e em 2009. Não foi encontrada nenhuma inscrição (letra ou cifra) durante estes exames".


Li aqui

Postar um comentário

3 Comentários

william disse…
Homem ou não, eu ainda acho essa(e) moça(o) bem feia(o) !!
Neko Lolly disse…
interessante o post, algo bem diferente gostei muito e seu blog é super^^

http://crazyuniverso.blogspot.com/
joice disse…
pra mim não perde o valor artistico não importa o genero do modelo, androgenia e arte são completamente irmãs.